June 07, 2015

BERLINER MAUER

Yes we did it! We built our own graffiti painted - not sprayed - Berlin Wall. Together with the history teacher of the School in Lanheses and the ninth-graders and as part of the school's cultural week we found a way to combine the celebrations of freedom and democracy and of the school's 25th year of existence.

A short intro: The idea came from the history teacher, Luisa Rocha, to combine 25 years since the school was founded with 25 years of peace and the lack of a wall dividing Europe and its people. Working on this project together with students of the ninth grade, she suggested erecting a two-meter-high wall, made of styrofoam that should reenact the graffitis of the East Side Gallery in Berlin and information about the school and the actual concrete wall that stood for more than 28 years. After the event, we set it up in the hallway of the school, for everyone to take a closer look and read the information.

And now with no further ado, I would like the students of the ninth grade to take the word and tell you more about this wonderful project:

"Devido a este acontecimento histórico fazer parte da matéria a lecionar, surgiu a ideia de a darmos e a explorarmos melhor, fazendo-a de forma mais dinâmica e divertida. Começamos por pesquisar o que levou à construção deste enorme muro, que durante anos separou famílias. Aos poucos fomos construindo uma ideia desta barreira não só física mas também emocional.
Como a nossa escola tem como tradição anual uma semana dedicada à aprendizagem, à cultura e ao lazer, juntamente com a nossa professora de história tivemos a ideia de mostrar aos outros colegas como foi o antes e o depois do muro de Berlim através de uma performance.
Começamos por fazer uma pesquisa mais interativa sobre o muro e as suas características, enquanto que íamos pensando nos materiais a usar na nossa performance física. Quando finalmente a pesquisa está terminada, passamos à parte manual onde recriamos um grafitti típico do muro. Depois de recriado e de tudo estar pronto, juntamos todas as partes feitas desta recriação e formamos uma barreira parecida ao muro de Berlim.
De um lado a parte comunista e de outro lado a parte capitalista. No final iremos derrubar o muro recriado, onde iremos demonstrar os sentimentos vividos depois da queda do muro. Também daremos os parabéns à escola pois a queda do muro coincide com a construção da escola."
                                                                                  Daniela Alves Araujo
                                                                                  Jacinta Meira Rodrigues
                                                                                  Tiago Laurenço Franco

Sim, nós conseguimos! Nós construímos o nosso próprio Muro de Berlim com graffitis pintados, sem spray. Juntamente com a professora de história da Escola de Lanheses e o 9º ano de escolaridade, fazendo parte da semana cultural da escola, encontramos uma maneira de combinar as celebrações da liberdade e da democracia e do 25º ano da existência da escola.

Uma breve introdução: A ideia veio da professora de história, Luísa Rocha, com o objetivo de combinar os 25 anos da fundação da escola com os 25 anos de paz e de inexistência de um muro que dividia a Europa e o seu povo. Trabalhando neste projeto em conjunto com alunos do 9º ano, ela sugeriu a construção de um muro de dois metros de altura, feito de esferovite, que evidenciasse os graffitis da East Side Gallery em Berlim e fornecesse informações sobre a escola e o muro de cimento que foi real por mais de 28 anos. Após o evento, nós expusemo-lo no corredor da escola, para que todos pudessem dar uma olhadela e ler as informações.

Acima, podem ler um texto sobre este maravilhoso projeto dos alunos do 9º ano, de Daniela Alves Araújo, Jacinta Meira Rodrigues e Tiago Laurenço Franco.
                                                                                    


"Este projeto ficará para sempre na minha memória como algo muito especial e feliz. Um agradecimineto a profesora que nis cativou e passou energias positivas para que tudo corresse bem. A Gretel e a Melanie um grande obrigada pela grande  ajuda que nos deram pois sem elas nao seria a mesma coisa."
                                                                                               Daniela Rocha, 9º C

"A proposta feita pela professora Luísa Rocha - "A queda de um muro e a construção de uma escola", enriqueceu o nosso conhecimento, proporcionando aos alunos do 9º fazerem aprendizagem de uma forma interativa e interessante."
                                                                                               Susana Lima de Barros


"Este projeto permitiu-me aprender muito mais coisas acerca de ante e pós Muro de Berlim, ou seja, durante a Guerra Fria. Foi bem conhecer todas as ideias politicas e os seus representantes. Eu penso que o produto final vai ficar muito bem."
                                                                                                               Manuel Gonçalves, 9º C


"A minha opinião deste projeto é que foi muito interessante e contribuiu muito para o meu conhecimento, divertimo-nos emenço na sua construção, gostei de contribuir com algumas coisas para este muro e foi muito especial trabalhar com a Melanie e a Gretel."
                                                                                                    Daniella Barbossa



No comments:

Post a Comment